Em Outubro Nós Usamos Rosa

Postado em: 08 de Outubro de 2018 por Rotaract Club de Rio do Sul

Em Outubro Nós Usamos Rosa!

Outubro é um mês mais que especial para todos nós. Um tempo repleto de conscientização, cuidado e irmandade. A campanha #OutubroRosa (Pink October), tem o objetivo de antenar e desenvolver a luta contra o câncer de mama. A origem da ação começou nos Estados Unidos, onde várias organizações tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e a mamografia, com o passar dos anos a aprovação do Congresso Americano efetivou o mês de outubro, tornando-o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. Com decorrer das décadas, a aprovação mundial da lida atingiu muitos países, sendo hoje a data de conscientização e prevenção.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. No Brasil, em 2016, por volta de 58 mil casos foram registrados; Grande parte dos mesmos, aconteceram nas regiões Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Há tratamento para o câncer de mama, muitos dos casos são curados e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. Apoie você também o movimento Outubro Rosa. Alerte e divulgue para todas as mulheres sobre a importância da realização do autoexame.